segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Estilos de Casamentos - Dos Clássicos aos Modernos

Os diferentes estilos de casamento

O primeiro passo para qualquer casamento é dos noivos, ao decidir o local e a hora da cerimônia religiosa. Cabe aos convidados, portanto, comparecer e aproveitar o evento de forma apropriada. A questão é: “com que roupa eu vou?”.
A resposta para esta pergunta está se tornando cada vez mais complicada, levando em conta as novidades que surgem nos casamentos de casais modernos que buscam inovar em suas recepções e festas; as quais têm sido realizadas nos estilos tradicionais e nos mais inusitados.
Existem diversos locais usados, e diversos ainda não explorados, para uma cerimônia. Eles vão desde praias, fazendas, clubes, jardins até cenários paradisíacos. De acordo com o local, os pombinhos têm organizado festas temáticas que agitam família e amigos, além de marcar a data tão especial de forma única para o casal e para os convidados, os quais se deliciam nas animadas festas que têm sido carinhosamente organizadas.
Entre tantos temas que estão sendo escolhidos para a celebração da união de um casal, os que têm se destacado são:

Casamento Medieval: Baseado na cultura predominante na Idade Medieval, nesse tipo de cerimônia o pai não pode entregar sua filha ao noivo antes que ela seja abençoada por um sacerdote. A noiva usa, geralmente, vestidos azuis, pois se associa essa cor à pureza; no entanto, essa não se trata de uma regra, podendo, a noiva, trajar diferentes cores. Para a decoração o casal opta pela flor de laranjeira, e para a comemoração são servidos banquetes com comida e bebida farta; tudo em meio a muita diversão. O casal que escolhe esse tema pode realizar seu casamento na casa dos pais da noiva, tradição de famílias de camponeses medievais, ou em castelos, onde a nobreza realizava suas cerimônias. A escolha do bolo, freqüentemente, se dá ao bolo de andares; o qual em sua primeira forma era composto por vários bolos, trazidos pelos convidados, posicionados um sobre o outro; tradição que teve origem na Idade Média.

Casamento Árabe: Nessas cerimônias a expectativa de muitos é que a noiva chegue ao altar montada em camelos ornamentados com muito tecido e brilho; entretanto, a versão atual desse ritual traz a noiva confortavelmente ao altar em tronos suspensos. Os convidados são os primeiros a chegar e desde o começo festejam muito no embalo de músicas típicas. Durante a festa, a noiva, a qual pode chegar a trocar sete vezes de roupa, passa por um ritual, onde tem suas mãos pintadas com henna, relacionado a uma preparação para as noites de núpcias. Na festa tradicional muçulmana não há a ingestão de álcool, mas em compensação, são servidos muitos doces para garantir a energia dos convidados e dos noivos para que a comemoração siga por boa parte da noite.

Casamento Country: Este é um dos casamentos temáticos de mais fácil realização, somente a festa pode ser estilizada ou todos os elementos do casamento podem ter referências countries. O lugar e as músicas devem condizer com o tema, sendo mais indicados os sítios, chácaras ou fazendas, e as músicas sertanejas ou country. A noiva chega ao local da cerimônia através de charretes ou carruagens, as quais quando decoradas com flores ficam uma graça! Para o cardápio a sugestão é de servir pratos e bebidas simples como cerveja, refrigerantes, sucos, saladas, arroz, farofa e um bom churrasco!

Casamento Havaiano: A cerimônia e a festa desse tema contam com riquíssimos detalhes alegres. A beleza e as cores de flores e frutas despertam o encanto de todos, evidenciando a natureza e a sensação de liberdade. Na decoração é sugerido o uso de materiais naturais como as folhas de bananeira e palmeira, fibras de coco e bambu, principalmente se a cerimônia acontecer à noite, já que o bambu pode ser usado para criar uma linda iluminação com velas ou tochas. Os tons que predominam nesses casamentos são os relacionados à natureza: verde, amarelo, azul, laranja e vermelho. Para o cardápio o clima de paz e amor é mantido quando servidas comidas leves, frutas e sucos naturais.

Casamento Cigano: O casamento cigano se estende por três dias, sendo que nos dois primeiros os noivos atendem os convidados separadamente e somente no último dia eles podem ficar a sós pela primeira vez. As festas acontecem em tendas preparadas para a celebração, e nas próprias tendas é oferecida uma farta refeição, bebida e acontecem as comemorações repletas de música e dança.

Casamento Junino: Realizados nos meses de Junho e Julho, esses casamentos incorporam na cerimônia o espírito junino das festas juninas tradicionais. Para manter o casamento com um toque de requinte e sem perder o motivo caipira, na decoração, é aconselhável a escolha de três ou quatro cores, as quais serão usadas também nos trajes de padrinhos e do noivo. Essas cores podem, ainda, ser incorporadas nas roupas da noiva e das daminhas, as quais podem conter a combinação de tecidos de padronagem xadrez e tecidos lisos. O uso de vasos de palha com flores naturais para decorar dão um toque especial e podem ser levados como lembranças pelos convidados. O tecido xadrez pode ser usado também na decoração das mesas, em toalhas menores que ficam sobrepostas a toalhas de cor lisa. Para o cardápio o banquete junino também é mantido, mas pede confecções mais primorosas que garantam mais charme ao casamento.

As idéias são tantas, que o casal deve apenas tomar cuidado para não se perder na organização de detalhes. Afinal de contas, além do dia mais importante da vida de várias pessoas, o casamento temático é encarado como uma festa em que tudo deve estar de acordo com a proposta; principalmente os convites, maneira pela qual os convidados saberão como será a festa, e assim, a maneira que deverão estar vestidos.

(Por Camila Cemin Rolon, site http://www.portaisdamoda.com.br/)

Nenhum comentário:

© 4Ever and ever!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena